Cidades paranaenses respondem por 5,6% das viagens no país em 2021.

Destino arrecadou R$ 362,6 milhões com o turismo doméstico em 2021, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e IBGE

O estado do Paraná está entre os mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, 5,6% das viagens feitas no país tiveram como destino as cidades paranaenses. O estado também aparece entre os locais onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 362,6 milhões arrecadados no período.

Um dos principais destinos de turistas nacionais e internacionais, o estado do Paraná guarda grandes tesouros turísticos em suas cidades. A capital paranaense, Curitiba, conta com ricos pontos históricos. Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, o Paço da Liberdade já foi sede da prefeitura da cidade e tem uma estrutura com ricos detalhes neoclássicos e desenhos da técnica Art Nouveau. O monumento é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Curitiba também se destaca pela beleza natural. Um dos mais famosos cartões-postais da cidade é o Jardim Botânico. O local foi criado com base nos jardins franceses e conta com um tapete de flores logo na entrada. Outra atração é a estufa, com estrutura metálica e de vidro, que abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica.

Outra opção de destino no estado é a cidade de Morretes. Situada a 70 km da capital, o município reúne tudo o que se precisa para um fim de semana encantador: casarões coloniais, mata atlântica preservada e uma gastronomia típica de dar água na boca. O destino conta com uma natureza única com rios, cachoeiras e Serra do Mar Paranaense, em um dos espaços mais preservados do Brasil, onde está o Pico do Marumbi, com 1.539 metros de altura. Os visitantes podem conferir na rua que rodeia o rio Nhundiaquara e seu entorno atrações urbanas ímpares. Não podemos esquecer do seu trem turístico, que faz um dos mais belos passeios do Brasil.

Perto de Morretes, temos a cidade de Antonia, uma das mais antigas do Paraná. O destino é um ótimo passeio para quem curte uma boa arquitetura, já que possui prédios tombados pelo Iphan. Seu centro histórico oferta ao visitante um agradável passeio, através de ruas tranquilas e dos casarões antigos. O ecoturismo também está presente na cidade. O turista pode curtir uma cachoeira e praticar rafting, além de trilhas com direito a banho de cachoeira no final. Para quem pratica montanhismo, o Pico do Paraná é o destino certo. Se o gosto é pela agitação, Antonina possui um dos carnavais mais animados do Paraná e é considerado um dos melhores do Sul do país.

Já em Ponta Grossa, localizada a 103 km de Curitiba, o turista pode conferir atrações que vão agradar a quem quiser se conectar com a natureza. O Parque Estadual de Vila Velha vale a viagem com suas grandes crateras cheias de água, formações rochosas exuberantes e a Lagoa Dourada, que reflete um brilho impressionante ao entardecer. A cidade oferta ainda o Buraco do Padre e a Fenda da Freira, um dos principais pontos turísticos da região. Ainda podemos conferir o Cânion e cachoeira do Rio São Jorge, que conta com áreas próprias para banho e belas cachoeiras.

E como não falar em Campina Grande do Sul. A cidade é uma boa pedida para quem está atrás de aventura. A cidade é cercada pela primeira e segunda montanhas mais altas do Sul do Brasil, o Pico Caratuva e o Pico Paraná, respectivamente. As duas possuem alturas que giram em torno de 1800 e 1900 metros. Os locais podem ser visitados através de trilhas que cortam a Mata Atlântica. Lá de cima é possível verificar o litoral paranaense, além de rios e cachoeiras.

 

Fonte: Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat