Vendas no final do ano terão ambiente favorável

Previsões para final do ano estão bastante otimistas para o comércio. As apostas de mercado indicam que a nova taxa básica de juro irá de 6% para 5% até o final do ano. De acordo com o analista Rafael Panonko, da Toro investimento em entrevista para Gazeta do Povo, três fatores podem ajudar nas vendas no final do ano: juros em baixa, inflação controlada e o aumento nas concessões de crédito.

Especialistas acreditam que estamos saindo de um cenário de recessão, e a inflação controlada também deve favorecer a decisão dos consumidores irem às compras. Outro fator que está impulsionando o comércio é o aumento no crédito, aponta o IBGE. A concessão de crédito para pessoas físicas aumentou 14,3% no ano, comparativamente a 2018, segundo o Banco Central (BC). Ao todo, foram liberados R$ 1,3 trilhão no período.”

Boas expectativas para o comércio e as vendas no final do ano

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) melhorou as expectativas para o crescimento das vendas em 2019 de 4,2% para 4,6%. E no segundo semestre três importantes datas para o comércio prometem alavancar vendas: Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Liberação de FGTS e de recursos das contas do PIS/Pasep também favorecerão o aumento nas vendas no final do ano. A grande maioria dos segmentos que compõem o comércio deve ser beneficiado com o cenário favorável.

Sinais de melhora no comércio

No início de setembro divulgação dos dados do PIB, mostraram que o varejo está melhorando com crescimento de 1,3% no comparativo entre os primeiros semestres de 2018 e 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O sentimento de otimismo foi reforçado na semana passada com o anúncio do desempenho do comércio. Nos 12 meses encerrados em julho, as vendas cresceram 1,6% em comparação ao período anterior. O resultado anualizado é o melhor desde fevereiro de 2014.

(Fonte: Gazeta do Povo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat