Saúde financeira é essencial para o bom funcionamento do seu negócio

Para manter seu negócio funcionando com qualidade, é mais do que necessário que o empreendimento tenha saúde financeira. Mas, como cuidar disso? Confira abaixo pontos essenciais para fazer seu controle financeiro!

  1. Fluxo de caixa bem estruturado

Primeiro passo é colocar seus débitos e créditos no papel e então entender como está a saúde financeira da sua empresa. O fluxo de caixa é um documento que mostra a movimentação do dinheiro do seu empreendimento em um período de tempo, em que são analisadas entradas e saídas, sejam elas à vista ou prazo.

É preciso garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina, em uma visão diária, semanal ou mensal. É normal, em pequenas empresas, que o fluxo de caixa seja feito por planilhas, porém o mais recomendado é utilizar ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.

  1. Tenha metas

Quando se tem um fluxo de caixa bem estruturado, fica mais fácil estipular metas reais e possíveis para o seu negócio, de acordo com projeções que podem ser estipuladas pela média de ganhos e gastos mensais. Você pode pensar em investir em estrutura, produtos, ou também focar na diminuição de gastos excedentes. Quando criar a meta, tenha em mente o prazo de retorno dos seus investimentos, para manter o capital rodando sem comprometer seu negócio.

  1. Negocie

Negociar faz parte de qualquer empreendimento. Com o controle das suas finanças, torna-se mais fácil entender as necessidades e pedir descontos em pagamentos à vista, ou maiores quantidades de parcelas, dependendo da situação do seu caixa. Isso é possível quando se mantém uma boa relação com seus fornecedores.

  1. Tenha um fundo de emergência para manter a saúde financeira

Crises acontecem e são inesperadas. Por isso, é essencial que a uma empresa tenha aonde recorrer se dias ruins baterem na porta. O correto é que cada negócio tenha um fundo de emergência, uma reserva na qual seja poupada um valor mensalmente e apenas seja utilizada em casos extremos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat