Saiba como usar o WhatsApp Business no seu negócio

O WhatsApp revolucionou de maneira geral a forma que nos comunicamos. Com o aplicativo e uma conexão com a internet, conseguirmos conversar com qualquer pessoa, de qualquer lugar do planeta, a qualquer momento. E o mundo dos negócios não poderia ficar de fora dessa evolução.

Com foco nos empreendedores, o Whatsapp criou sua versão empresarial, que atualmente já faz parte da rotina de vários negócios, facilitando a comunicação com o cliente. Porém, cada empresa tem que entender qual a melhor forma de utilizar a ferramenta para não frustrar o seu público.

Acompanhe algumas dicas de como planejar e aprimorar a implantação do Whatsapp no seu negócio, para que ela realmente gere resultados e se torne uma boa experiência para todos.

1 – Conheça as duas versões do app saiba qual delas combina com o seu negócio

O aplicativo oferece duas versões diferentes para contas comerciais:

– WhatsApp Business App: voltado às pequenas empresas, exige que a maior parte da comunicação seja feita manualmente pelo celular ou pela versão web (pelo computador). Permite a automação de algumas mensagens, como as de ausência, apresentação ou para perguntas frequentes. O perfil pode exibir informações como endereço, horário de funcionamento e catálogo de produtos.

– WhatsApp Business API: com foco nas médias e grandes empresas, esta versão oferece ferramentas mais automatizadas e a possibilidade de atingir maior alcance – algumas campanhas, por exemplo, envolvem o envio de milhares ou milhões de mensagens. Para implementar a solução, é preciso procurar um provedor de soluções certificado pela companhia. Apesar do foco em empresas maiores, a segunda versão também pode atender os pequenos.

As duas versões usadas com sabedoria e planejamento podem apresentar ótimos resultados.

2 – Preste atenção aos termos de uso

Os termos de uso dos aplicativos normalmente são ignorados pelos usuários, mas nesse caso em especial é necessário dar bastante atenção a ele. O aplicativo proíbe algumas práticas, como o spam, e tem equipes atentas para mapear e bloquear quem não respeita as políticas de uso. Elas, inclusive, também podem mudar com o tempo. Se você não consegue ter tempo hábil de estar conectado a esse universo, contrate alguém que possa fazer esse serviço por você.

3 – Saiba usar o Whatsapp Business a favor do seu negócio

Se a sua escolha foi incluir o WhatsApp como um dos canais de comunicação da sua empresa, é preciso que ele realmente funcione como tal. Não adianta oferecer facilidades se, no final, o cliente precisará recorrer a outros meios para conseguir o que precisa. O app, por exemplo, é uma maneira fácil e prática de solucionar possíveis problemas. Mas se o teu cliente tentar uma comunicação pelo aplicativo, e não conseguir uma resposta, sua empresa estará frustrando sua expectativa. Portanto, antes de aplicar o Whatsapp no seu negócio, esteja preparado para lidar com ele. Se você não consegue absorver a demanda que o app traz, delegue alguém para a função de cuidar das respostas do seu cliente.

 

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2019/12/whatsapp-para-empresas-3-dicas-que-voce-precisa-conhecer-antes-de-levar-seu-negocio-para-o-app.html

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