Confira como criar programas de bem-estar para funcionários

Programas de saúde e bem-estar destinados aos funcionários, melhora desempenho e motivação. Mas não basta realizar apenas um evento isolado, é necessário criar um plano estruturado. Implementar programas voltados ao bem-estar do quadro funcional nas pequenas empresas ainda é um desafio, uma vez que faltam orçamento, experiência e tempo.

Indicar algum talento interno da empresa para realizar o trabalho poder se uma saída inteligente. E a contrapartida positiva é que cuidar do corpo e da mente das pessoas as faz se sentirem mais satisfeitas com a empresa, com o chefe e com os colegas.

Acompanhe dicas de como criar seu programa!

Liderança

Um programa de saúde e bem-estar de sucesso começa com o compromisso dos líderes da empresa. Além de falar sobre assuntos correlatos, é essencial os funcionários verem exemplos de atitudes saudáveis de seus superiores.

Cultura

Uma empresa física, mental e emocionalmente saudável é construída com esse fim. A saúde e o bem-estar devem estar integrados a cada prática de negócios e à política da companhia. O programa deve analisar o ambiente e propor soluções. Exemplo: em negócios naturalmente estressantes, quais atividades físicas e recursos ajudariam a reduzir esse estresse?

Voz ao colaborador

Um programa de promoção de saúde e bem-estar no trabalho não pode ser imposto aos trabalhadores. É preciso envolver a equipe na criação do programa e fazê-la se sentir dona daquilo.

Pequenas ações, grandes resultados

Não é preciso muito investimento. Após entender as demandas dos funcionários, é importante criar um plano de desenvolvimento pessoal composto por pequenas ações. Um café da manhã, uma ação filantrópica ou uma corrida matinal são sugestões que podem auxiliar.

Pesquisas regulares

É preciso saber ouvir em vez de simplesmente decidir. E isso não se restringe a pesquisas de dois a três minutos, sem ir mais a fundo nas críticas e sugestões. Entenda profundamente o que seus funcionários precisam.

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2019/06/como-criar-programas-de-bem-estar-para-seus-funcionarios.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat