Como gerenciar uma crise?

Todas as empresas, em algum momento de sua história, têm chances de passar por um momento de crise. Atualmente, nos vemos deparados com a pandemia do coronavírus, que está causando muitos danos na economia global e resvalando em negócios de vários setores.

Mas, é possível se preparar para uma situação dessas? Não há uma fórmula secreta para controlar desafios, porém, ter uma estrutura organizacional com uma equipe treinada, pode minimizar danos maiores.

Por onde começar?

Prevenção é a palavra-chave. Por isso, temos que entender que o planejamento de uma crise começa muito antes dela acontecer. Por mais tentador que seja não pensar em crise quando a empresa está bem, é neste momento que temos tempo e tranquilidade para fazer um planejamento real e efetivo, incluindo variáveis operacionais, legais, jurídicas, etc.

Imagem da marca

Construir uma marca sólida, faz com que a empresa tenha mais consistência para passar por momentos desafiadores. Você sabe qual a imagem que seus clientes têm da sua empresa? Essas informações são essenciais para determinar qual posicionamento eles esperam do seu negócio. Usar pesquisas nesse sentido, te ajudarão a entender como o público te enxerga.

A partir da pesquisa, tenha uma equipe de marketing e comunicação que realize um trabalho de fortalecimento de marca. Na situação do Covid-19, por exemplo, empresas tem que cuidar com o discurso e linguagem para não ficar fora do tom e também gerir os melhores conteúdos e pautas para serem divulgados.

Mas, quando evitar uma crise não é o suficiente, o que fazer?

Normalmente ocasionada por uma mudança brusca, as crises muitas vezes não são previstas. É então que começam os desafios. Ter uma equipe competente e sagaz, capaz de administrar a situação, é essencial. O capital humano é importantíssimo para minimizar estragos. Invista em funcionários qualificados.

O segundo passo, é após identificar o ocorrido, realizar um brainstorm da equipe de gerenciamento de crise, com os principais líderes dos setores, para que juntos, consigam encontrar soluções viáveis para enfrentar a situação.

Com um plano de ação, atitudes poderão ser tomadas em cada esfera do negócio, diminuindo o impacto da situação atual, além de projetar o futuro. Lembre-se, independente da crise que sua empresa esteja gerenciando, os trabalhos devem continuar no que for possível. Tenha empatia com seus clientes e seus funcionários e assim, terá sabedoria para lidar com problemas.

 

Fonte: https://blog.opinionbox.com/gerenciamento-de-crises/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat