Pesquisa aponta que clientes pagariam mais para receber melhor atendimento

Empresários que trabalham com serviço sabem que o atendimento é ponto crucial para o sucesso da empresa. Reforçado essa ideia, pesquisa da empresa de software Zendesk com 522 brasileiros, apontou que a cada 10 clientes de pequenas empresas, 8 concordariam em pagar um preço mais alto para receber um melhor atendimento. Os resultados também mostram que a relação com o consumidor é vista como uma vantagem dos pequenos negócios em relação aos grandes.

As informações, publicadas com exclusividade para a Revista PEGN, mostram que as expectativas do público são altas: 76% esperam um melhor atendimento das empresas de pequeno porte. Entre as vantagens de procurar uma pequena empresa em vez de uma grande, 72% apontam a facilidade de estabelecer relações e 68% o serviço melhor e mais pessoal. Já uma parcela de 54% diz ficar satisfeito ao apoiar negócios menores.

Então, se você possui uma pequena empresa, precisa saber que seu negócio será bastante avaliado pelo atendimento. A pesquisa também mostrou que 99% dos entrevistados apontaram que mudam positivamente seus comportamentos de compra (consumindo mais ou recomendando o negócio a outras pessoas, por exemplo) após receber um bom atendimento. Já 98% apontam alterar negativamente sua postura após uma experiência ruim.

Atendimento virtual e inovação

Os atendimentos virtuais também são considerados na pesquisa e contam muitos pontos na opinião dos clientes. Entre os entrevistados, 85% dizem utilizar chat, redes sociais, texto ou autoatendimento para se comunicar com as empresas. 95% dizem que geralmente ou sempre buscam opções de autoatendimento antes de recorrer a um atendente.

As expectativas são ainda influenciadas pelas mudanças de comportamento de empresas maiores. 75% dos entrevistados disseram que inovações no atendimento de grandes companhias online mudaram o que eles esperam de um negócio pequeno.

“Nos últimos anos, o número de canais disponíveis para as empresas de pequeno porte atenderem seus clientes aumentou muito”, destaca Marcell Rosa, head de vendas para pequenas e médias empresas na América Latina da Zendesk, em entrevista para a PEGN “As empresas de pequeno porte não conseguirão satisfazer as novas demandas dos clientes se permanecerem apenas com os canais tradicionais.”

Fonte: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2019/12/8-cada-10-clientes-pagariam-mais-para-receber-melhor-atendimento.html

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