Aeroporto de Curitiba está entre os melhores do país

De acordo com dados da edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil, realizado pelo Ministério da Infraestrutura, os aeroportos de Vitória (ES), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Brasília (DF) foram reconhecidos como os melhores terminais do país. Os vencedores foram anunciados durante cerimônia nesta terça-feira (03.03), em Brasília.

A seleção se baseia nos dados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, coletados ao longo de 2019, na qual os terminais são avaliados com notas de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom) e classificados em três categorias. Vitória alcançou 4,64 e levou o prêmio no grupo de até 5 milhões de passageiros/ano. Curitiba e Campinas empataram com 4,74 – nota mais alta do país – e dividiram o prêmio na divisão de 5 a 15 milhões/ano. Brasília, por sua vez, atingiu 4,48 e ficou em primeiro na classe acima de 15 milhões/ano.

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo participou do evento e entregou um dos prêmios. Segundo Bob Santos, o reconhecimento da qualidade dos aeroportos mostra que o Brasil compete de igual para igual com outros terminais do mundo. “Além disso, a experiência de deslocamento do passageiro se torna muito mais agradável. Os aeroportos são portas de entrada do nosso país, e entregar aos visitantes um serviço de qualidade faz com que eles retornem e indiquem o destino, atraindo cada vez mais turistas”, destacou Santos.

O terminal de Florianópolis (SC) foi reconhecido como o “aeroporto que mais evoluiu” em 2019, com um crescimento de 13,6% na pontuação. Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível no setor. “Estamos na direção correta com as concessões, na questão regulatória, enfrentando o custo do querosene de aviação, fazendo investimentos para o crescimento da aviação regional”, apontou Freitas.

Já o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, ressaltou que a avaliação dos aeroportos incentiva a busca por avanços. “O prêmio, assim como a Pesquisa de Satisfação do Passageiro, estimula os operadores a prestarem sempre o melhor serviço, ao estabelecer parâmetros de excelência, que também servem para dar transparência à situação dos terminais, a partir do ponto de vista dos próprios usuários”, observou.

Fonte: Ministério do Turismo

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