logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 23/05/2017

    O que fazer quando a rotatividade de funcionários é grande

    O que fazer quando a rotatividade de funcionários é grande
    Ramos como varejo, bares e restaurantes apresentam alta rotatividade. Esta situação impacta na competitividade da empresa, pois gera custos adicionais de encargos trabalhistas, contratações e treinamentos, além de demandar tempo e esforço para reorganizar o time e garantir o contínuo bom funcionamento da empresa.

    Mas como é possível diminuir esta rotatividade? De acordo com um artigo de Alexandre Rangel para a Revista Exame, fatores como baixa remuneração, rotina de trabalho e falta de comprometimento são alguns fatores que contribuem para que os funcionários acabem deixando a empresa.

    Segundo o especialista, a liderança é o que faz grande diferença. Evitar esta rotatividade não se resume apenas a questões financeiras, mas à tarefa de dar oportunidade de crescimento e desafios. A valorização dos funcionários é comprovadamente um dos pontos mais importantes para que eles não deixem a empresa.
    Confira algumas dicas do profissional para diminuir a rotatividade nos eu negócio:

    Atenção na seleção
    É grande o número de pessoas que se candidatam a vagas sem ter grande afinidade com o trabalho – o que acaba gerando rotatividade. Por isto, faça um processo de seleção rigoroso. Ele pode tomar mais tempo, mas terá resultados mais precisos, o que poupará o tempo que você gastaria com recontratações.

    Escute seus funcionários

    Quando podem contribuir os funcionários sentem-se valorizados. Ao ver que uma de suas ideias foi implantada, cria um vínculo maior com a empresa e faz nascer o sentimento de pertencimento, que o faz desejar ficar na empresa por mais tempo.

    Feedback é importante

    Para ajudar seus funcionários a crescerem profissionalmente é muito importante um feedback constante, que reforce os pontos positivos e auxilie na identificação do que precisa ser aperfeiçoado.

    As dicas são simples, mas, muitas vezes, devido à correria do dia a dia deixamos algumas práticas de lado. Dê mais atenção a estes processos e garanta uma equipe mais comprometida com a sua empresa.

    Você conhece o Banco de Emprego do Seha? O serviço é gratuito e permite que os empresários divulguem suas vagas e recebam currículos mais direcionados, de pessoas da área, ideais para as vagas. Clique aqui e acesse!